Theme:
É difícil aprender a programar?
VocĂȘ acha que Ă© difĂcil aprender a programar?
Answers
Aprender a programar Ă© difĂcil?
Essa Ă© uma das perguntas que me fazem sempre quando sabem que eu sou programador, engenheiro de software, arquiteto de software ou engenheiro da informação. A grande questĂŁo aqui Ă©: - o que na vida nĂŁo Ă© difĂcil hoje em dia?
VocĂȘ sĂł pode comparar o hoje com o que jĂĄ passou, vamos ver alguns tĂłpicos:
- VocĂȘ percebeu que nĂŁo precisa ficar mais 5 anos em uma faculdade ou universidade para aprender a programar?
- VocĂȘ percebeu que nĂŁo precisa gastar tanto dinheiro hoje para aprender a programar?
- VocĂȘ percebeu que a prĂĄtica vai fazer ficar melhor do que sĂł ficar ouvindo teoria?
- VocĂȘ percebeu que quanto mais exemplos, vĂdeos, apostilas, livros e artigos vocĂȘ ler, estudar e fizer; vocĂȘ vai ficar melhor a cada dia?
- VocĂȘ percebeu que nĂŁo do dia para a noite que as coisas acontecem? NĂŁo Ă© como uma rede social que passa de um poste para o outro tĂŁo rĂĄpido, o aprendizado hoje em dia fica muito superficial e nada se aprende.
Esses cincos tĂłpicos sĂŁo os que no mĂnimo me fazem pensar que hoje em dia Ă© muito mais fĂĄcil aprender a programar do que antigamente. Mas vocĂȘ precisa de esforço, dedicação, insistĂȘncia, tempo e fazer muitos exemplos para aprender de verdade.
Com o Youtube e plataforma.academy vocĂȘ pode aprender um pouco a cada dia sem ter medo de errar e com o tempo vocĂȘ pode começar um estĂĄgio, free lance, ou atĂ© mesmo fazer um teste para começar a trabalhar em uma empresa como programador de verdade. Foi ajudando uma pessoa no passado que ele passou de suporte para programador, fez um teste e na prova caiu exatamente o que ele tinha estudado no meu livro de programação.
A minha dica para começar é:
- Começe pela Web
- Aprenda sobre banco de dados
- Aprenda sobre segurança e criptografia
- Aprenda um pouco sobre mobile
- Comece a entender sobre API e a comunicação entre diversos sistemas
Tudo isso vocĂȘ tem na plataforma.academy para aprender da melhor forma possĂvel, alguns cursos grĂĄtis e outros cursos pagos, mas com baixo custo e grande aprendizado. JĂĄ tem ajudado muita gente e pode ajudar vocĂȘ a virar um programador.
Espero que tenha gostado e te ajudado um pouco e qualquer dĂșvida pode entrar em contato comigo pelo site mauriciojunior.net.
Thursday, August 1, 2024
Mauricio Junior